terça-feira, 30 de junho de 2009

Hidro

Dando sequencia à frase: cuide da mente e do corpo, vou hoje à academia fazer minha matricula para a hidroginastica. Confesso que é algo absolutamente novo para mim e uma tentativa real de gostar de praticar exercicios. Um meio termo entre uma academia de musculação e as aulas de natação. Como eu ja disse, apesar de ser fanatica por esportes, nao gosto de me exercitar. Moro perto da praia e da lagoa rodrigo de freitas, portanto, uma academia à ceu aberto, mas simplesmente nao suporto ter que caminhar.

Falando com algumas pessoas percebi que a hidro pode ser uma boa, pois alem da questao fisica tem tb a de saude. Espero sinceramente gostar e ser assidua nas aulas, ja que so o investimento inicial é de R$ 400 (matricula, mensalidade, maio e touca). Farei tres vezes na semana, durante 50 minutos. E mais importante, a academia fica a apenas 3 quadras da minha casa.

Meu corpo praticamente grita por socorro. Sinto dores nas articulaçoes, na coluna, em tudo. Como ja fiz uma serie de exames, sei que esses sintomas sao pela falta, ou melhor, inexistencia de uma atividade fisica. Lembro que durante o periodo em que frequentei a academia de musculação, costumava fazer sempre meia hora de alongamento, o que fez desaparecer as dores. Espero que isso ocorra novamente.

Alem de deixar a saude em dia, torço para que o corpo também compartilhe dos beneficios. Procuro emagrecer, modelar, tonificar e enrigecer. Quem sabe depois de começar as aulas eu nao me empolgue e passe a caminhar duas vezes na semana? Ai sim seria a equaçao perfeita para ter aquele corpo legal. Nao altero minha alimentaçao pq ela, na medida do possivel, ja é bastante certinha. Entao é isso. Amanha farei a primeira aula. Tomara que so tenham mulheres porque sera menos angustiante desfilar de maio. A.G.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson is dead.

Qdo chego em casa, sempre coloco na CNN ou na Globo News para saber das ultimas noticias. Ontem o destaque era que Michael Jackson estava internado em estado grave. Ate ai nada demais, todo mundo sabe que a saude dele estava delibilitada ha anos. Mudei de canal, fui tomar banho, qdo voltei vi que ao zapear os canais so se falava nisso. Qdo a CNN coloca breaking news na tela, é pq algo de importante aconteceu. Pronto, MJ estava morto!

Me acho bastante influenciavel por noticias tristes...choro, fico emocionada, coloco no google pra saber mais coisas, etc. Mas dessa vez fiquei meio que passiva total. Ok, ele morreu. Ok, era o rei do pop e as musicas mto legais. Mas tipo, para mim ele ja tinha morrido ha uns 20 anos, la pelos idos de 1989, qdo ainda tinha alguma coisa a ver com MJ de verdade. Nao consigo separar o idolo do pop da decada de 80. Para mim ele representou aqueles anos, foi soberano, o maior de todos os artistas.

Ocorre que em 1989 eu so tinha 10 anos, entao as minhas referencias nao sao la grandes coisas. Lembro de ser fa da Xuxa e futura tesoureira do fa-clube dos New Kids on the Blocks. Do MJ guardo algumas cenas, como o clip de black or white, que estreou no fantastico e eu gravei em video. Uma vizinha X me pediu emprestado depois e eu nao sei se o video voltou la pra casa. Na verdade, qdo ouço MJ me vem à mente nao os videoclips ou escandalos. Mas sim aquela cena do filme De repente 30, onde eles fazem a coreografia de Thriller. Achei o maximo!

Li em um artigo que o MJ parecia um papel de fax, que ia se apagando com o tempo. Achei a comparação perfeita! Era como se na medida em que ele ficava mais branco, mais estranho, seu corpo e alma estivessem partindo em busca de algum outro lugar. Porque definitivamente pessoas como ele, Elvis, John Lennon, nao pertencem ao nosso mundo. Sao pessoas too much specials, que com o passar do tempo vao se tornando habitantes de outro lugar, acima das pessoas comuns.

Precisam nao so lidar com a fama, mas também com as dificuldades, a dor e a delicia de serem o que sao. Sao representantes da idolatria de milhares de pessoas; são tratados como seres especiais. A idolatria, a cobrança, a pressao. Se para nós, simples mortais, viver as vezes é bem dificil, fico imaginando o que se passa na cabeça dessas pessoas. Certa vez MJ declarou que como nao podia frequentar parques de diversao como uma pessoa normal, entao construiu seu proprio lugar, Neverland.

Quem podera dizer as reais condições em que ele se encontrava?? Saude debilitada, ansiedade pelos novos shows, afundado em dividas e tido como freak. Hoje cedo eu fiquei com pena dele ao ver imagens ainda da epoca dos Jackson 5. Que carisma, que voz, que presença no palco! Ai sim eu derramei umas lagrimas (a musica ajudou). Fiquei triste nao pelo MJ atual, mas sim por aquele menino de sorriso facil e voz maravilhosa. Rest in peace. A.G.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Escolhas...

Meus amigos de SP inventaram um nome para uma pizza que eu sempre pedia: pizza do E. Isso pq eu ligava na pizzaria e pedia uma pizza portuguesa com + peperoni E + cebola E + azeitona E + pimentao, etc etc. Isso durou ate o momento em que encontrei minha deliciosa pizza extravaganza do Dominos e agora so peço por ela. E detalhe: sem nenhum ingrediente a mais.

Outra caracteristia sobre minhas escolhas gastronomicas, era que eu sempre demorava horas pra escolher e sempre acabava escolhendo errado. Vi que nao sou uma pessoa adaptada para fazer mtas escolhas, ter que decidir sobre pequenas coisas do dia a dia. Acho otimo qdo o cardapio oferece poucas opçoes, pq assim eu demoro e erro menos

Tudo isso pra falar sobre cosmeticos. Fui na farmacia ontem e sai sem conseguir comprar o meu hidratante nortuno. Sao tantas as opçoes que eu fiquei sem saber! Mesmo tentando escolher dentro da minha marca favorita (Vichy), ainda assim me deparei com varios cremes praticamente iguais, diferentes apenas em poucos detalhes tecnicos, os quais meu parco frances nao ajudou a traduzir. Eu quero encontrar O CREME DEFINITIVO entende? Saber que comprei o melhor de todos, sem me preocupar que B era mais barato ou C mais bonito

Ocorre que a cada dia que passa, a industria de dermocosmeticos inventa milhoes de novos cremes, cada qual prometendo ser melhor do que o lançado na semana passada. Simplesmente nao da pra acompanhar. Eu gosto de solucoes definitivas! Tipo, ja sei que meu protetor solar é da ROC e so compro ele. Ja sei qual é minha pizza. Minha sobremesa leva sempre brigadeiro. Minhas bebidas sao vinho tinto ou caipirinha. Meu perfume favorito é L'eau de Issey e pronto. Posso ate usar outras coisas, experimentar, mas sempre volto para o meu porto seguro

Portanto, como se ve, nao lido bem com excesso de escolhas. Alguem por favor faça uma lista com o the best of de todas as coisas do mundo?? Alguem se compromete a testa-los para mim e ja me enviar com o selo de aprovado? Isso seria maravilhoso e me ajudaria muito. Desde ja agradeço. A.G.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Pequenos prazeres cotidianos - I

Poder abrir mao da saladinha + grelhado e ter o prazer de almoçar:

bolinho de carne frito
suco de laranja
3 pequenos brigadeiros

Viver é bom. A.G.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Solteiros: ônus e bônus

Saio o suficiente com amigos casais que posso ate falar sobre o tema. Sao varios e de diferentes tipos. Gays, casais mais velhos, jovens casais, gente que casou na igreja, gente que juntou os lençois. Na verdade, sempre fui considerada uma otima amiga para sair com casais, a ponto da Marilia viajar para os EUA e deixar o namorado/marido para que eu tomasse conta. Sempre fui, portanto, amiga de confiança ( o que eu prezo ate hoje ).

Como sou e estou solteira ha seculos, programas a tres, ou entao em numeros pares (comigo sendo o numero impar) sao absolutamente normais e rotineiros. Nao ligo de ir, ate pq thks God, tenho otimos casais na minha vida. Esses dias mesmo eu estava pensando sobre o tema e relacionando o que mais admirava em cada um desses casais. Uns é o companheirismo, outros a liberdade individual de cada um. Em outros o carinho e o cuidado. Certo é dizer que cada um deles possui ao menos um elemento que eu gostaria (se pudesse) de inserir na minha vida, assim que encontrasse a metade da minha laranja.

Apesar do clime friozinho me lembrar ainda mais do lado vazio da minha cama, continuo achando que nao estou no limite do desespero. Explico: adoraria ter alguem, casar na igreja, viver um amor pleno e saudavel. Ocorre que nao tenho isso no momento. Nao acho pratico sair pela "night", de balada em balada, topando com homens nada a ver e "gatinhas" de 18 anos como concorrencia. Infelizmente em razao talvez da cidade ser naturalmente maravilhosa, nao temos uma vida noturna que me anime a sair todas as noites. Sao quase que os mesmos lugares, com o mesmo perfil de pessoas.

Nao ha opçoes como em SP, por exemplo, para todas as faixas etarias, gostos, caracteristicas, etc etc. Entao acaba sendo normal sair com os amigos para programas menos baladeiros, tipo jantares, barzinho, cinema. Dai que observando algumas coisas, vi que as vezes ser solteiro tb é mto legal. Nao ter que dar satisfação, alterar os planos qdo se quer, sair com quem se quer, acordar num domingao e resolver ficar de bobeira na cama.

Sei la, sao tantas situações te jogando na cara que ficar sozinha é uma merda, te achando com cara de coitada, infeliz, que alguns dias é bom saber reconhecer o valor de ficar só, porem bem. Estar sozinha nao significa necessariamente estar solitaria. Acho de bom tom nao ficar enchendo os ouvidos alheios com historias mal resolvidas e o qto ser mulher hoje em dia ta dificil. Acho que o mundo atualmente, da mesma forma que dá mta coisa, tb cobra na mesma proporção. É uma liberdade maravilhosa, mas ao mesmo tempo encontrar uma pessoa bacana ficou mais complicado.

Ok, ha mtas mulheres sozinhas. Mas tb ha muitos homens legais sozinhos. Encontros de amor nao sao faceis de acontecer. Vejo para a minha vida uma esperança continua em achar alguem, mas ao mesmo tempo me mantenho focada em outras coisas, que tambem sao importantes: manter meus amigos por perto, cuidar da familia, avançar profissionalmente, cuidar da mente e do corpo. Me olhar no espelho e ficar satisfeita. Ter prazer nas coisas simples da vida. Exemplo: chegar em casa numa sexta-feira, cansada e cheirando à centro da cidade e onibus coletivo. Tomar aquele banho demorado com direito a todos os cremes do mundo. Pedir uma pizza extravaganza da Dominos. Vestir aquele pijama com cheirinho de limpo. Deitar na cama com os lençois recentemente trocados. Ver aquele programa legal na TV (E! true hollywood), tomando um copao de coca cola NORMAL. Se estiver chovendo la fora, melhor ainda.

É obvio que eu adoraria ter ao meu lado um cara legal, para poder dividir todos os prazeres citados acima. Ocorre que se eu nao tenho, porque nao fazer as mesmas coisas e curtir? Achar gostoso? Eu acho muitissimo prazeroso. Adora a minha casa, sei o qto me custou te-la montadinha, decorada do meu jeito. O qto me custa morar num bairro legal. Por isso valorizo a cada dia todas essas pequenas coisas, como se representassem uma por uma as vitorias que tive na vida. Ser solteiro, portanto, tem seu onus e o bonus. Cabe a cada um decidir qual a porcentagem que isso representa na vida. A.G.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Ma & Naomi...

Esqueci de mencionar que talvez minha sobrinha gringa venha para minha casa em outubro, junto com a mammy dela, que é minha amiga ha 10 anos. Imagina, chegar em casa e ter aquela coisa fofa me esperando? Sera que eu to feliz?? A.G.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Policias Pacificadoras

Ontem vi no jornal local aqui do RJ que o governo esta implantando uma tal de Policia Pacificadora. Significa o seguinte: a policia ocupa de forma pacifica as favelas, expulsando os traficantes e fixando-se la de forma definitiva (geralmente 100 policiais) a fim de garantir a segurança dos morados e impedir a volta do trafico. Alem da segurança, as favelas estao ganhando postos de atendimento, melhoria nos serviços e ate mesmo a instação de internet rapida gratuita.

Ai eu fico me questionando: as favelas sao ocupações irregulares, onde serviços basicos como agua e luz e menos essencias, como internet banda larga e tv a cabo, sao adquiridos de forma irregular, assim como o terreno onde ficam as casas. Agora o governo alem de legitimar uma situação que inicialmente começou errada (a ocupação irregular e desenfreada dos morros), oferecera uma segurança praticamente particular e serviços os quais a maioria das pessoas pagadora de seus impostos, precisa contratar e pagar caro por isso.

Eu pago uma fortuna para morar onde moro (alem do aluguel, um IPTU carissimo), pago uma fortuna para ter internet banda larga, outra fortuna para ter TV a cabo, entre outras questoes. Nao me sinto segura para ir e vir da minha casa em determinados horarios e raramente vejo policiais perto da minha rua zelando pelo meu bem estar. Nao me conformo em ver que a cada dia que passa as favelas aumentam, destruindo o que sobrou de natureza e contribuindo imensamente para a piora da qualidade de vida nas cidades, uma vez que qto mais a população aumenta, principalmente sem condições de vida, pior fica a questao do desperdicio, excesso de lixo, esgoto, etc etc.

Vendo toda essa questao eu mesma fiquei com vontade de morar por exemplo no morro da babilonia, ou entao no Santa Marta. Otima vista, excelente localização, perto do ar verde da floresta da tijuca, embaixo do Cristo Redentor. Alguma coisa esta errada!! Nao sou contra a policia pacificadora, principalmente no que se refere à expulsao dos traficantes. Ocorre que eu acho estar havendo uma distorção das coisas. O que a gente, simples mortal, "playboy do asfalto", faremos para tb ter acesso a todos esses beneficios?

Eu tb quero uma policia em numero suficiente e presente no meu bairro; tb quero ter acesso a uma internet banda larga sem precisar gastar $ 100 por mes, tb quero morar pagando pouco (ou quase nada), alem de me livrar da burocracia dos impostos.

Qto mais o governo legitima açoes como essa, mais crescera o numero de moradores de favelas. A coisa toda nao pode ser vista sob um angulo raso, de politica social apenas. Ha de se levar em conta que os direitos sao iguais e que todos merecemos a mesma atenção. Nao é pq a gente mora na zona sul, tida como elitista, que tb nao sofremos com violencia, carencia de serviços, ausencia do poder publico. O mesmo eu digo para moradores de outros bairros, como a Tijuca por exemplo, tao judiada com a violencia, numero de morros, etc.

Minha irma costuma dizer que nesse país é preciso ser mto rico, ou entao mto pobre. Ai sim vc ganha bolsa familia, bolsa escola, uma serie de ONGs que oferecem cursos, alem de poder ocupar espaços sem precisar pagar por isso. Ao mesmo tempo em que vive-se à margem da sociedade, como diriam os defensores dos direitos humanos, tambem vive-se à margem daquelas obrigações tao chatas, mas que nós todos conhecemos muito bem: mesmo com tantos impostos, ainda precisamos pagar por educação, por segurança, por saude, por absolutamente tudo. E na contramao, nao ganhamos nenhuma policia pacificadora, ou entao serviços gratuitos, ou bolsa de alguma coisa.

Posso parecer radical, mas nao sou das que olha para uma favela e veem o lado poetico da coisa. Concordo que todos temos que viver de forma decente e com direitos basicos garantidos. Mas nao é dessa forma que se alcança a melhoria. Lembrando tb que os traficantes expulsos das favelas, migram para outras comunidades levando o caos e violencia. Nao à toa vemos todos os dias guerras entre facçoes. Portanto, considero que a tal policia pacificadora nada mais é do que uma maquiagem do governo, para gringo ver. A.G.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Segundona...

Passei os ultimos quatros dias de dolce far niente, fazendo nada, curtindo o frio e a chuva torrencial lindamente instalada embaixo do edredom. Na sexta, porem, aproveitei para cumprir duas missoes: ir ate a academia e me matricular (finalmente) na hidroginastica, e fazer uma visitinha à maravilhosa feira de ipanema, onde alias sai mto mais pobre. Devo começar a hidro a partir de 01 de julho...serao tres vezes na semana durante 50 minutos.

Sabado sai para conhecer um novo restaurante chamado OiuOui, da mesma dona do famoso Miam Miam. Gostei do lugar, a casa e charmosa e a decoração aconchegante. Caprichei no visual, pq o frio pede pessoas elegantes. Antes de ir passei na casa de Julio e Wagner, tomei licor e comi cachorro quente (uma delicia by the way). A coisa mais inusitada da noite foi ter reencontrado meu professor de filosofia do 1º semestre de jornalismo do Mackenzie. Na epoca eu bem que dava umas olhadas pra ele, envolvida pelo charme e tb pelo sotaque carioca.

Bom, ja tinha mais de 10 anos que nao nos viamos. Ele inclusive esta mais charmoso agora. é engraçado notar como nosso olhar com relação ao outro muda com o tempo. Enfim, foi isso, depois do dinner eu fui para a casa dos meninos novamente, continuar a comilança de cachorro quente. Um final de semana frio, com chuva, mas mto bom. A.G.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Feriado prolongado...

Nao tenho muito a acrescentar hoje...apenas dizer que ficarei os proximos quatro dias at home, fazendo nada. Inclusive logo mais pedirei aquela pizza by dominos so pra comemorar. Antes de ir, porem, seguem alguns comments:

1) Pq o Rio insiste em ter uma semana de moda?
2) Pq algumas pessoas desconhecem a palavra limite?
3) O que é melhor: natação ou hidroginastica?
4) Pq as melhores noites para sair sao sempre de segunda e terça e eu TRABALHO?
5) Pq eu nao ganho na mega sena?

Well, é isso. Xoxo. A.G.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Baby boy...

Ontem tive a minha primeira experiencia de baby care. Troquei a fralda do Theo (e nao era so de xixi), fui "batizada" ao pega-lo pelado no colo e, por fim, fiz ele dormir. Uma delicia de bebe! Sorri o tempo todo, consegue ser fofo com todos, tem aquele cheirinho bom tao caracteristico. Enfim, adorei o processo e ganhei nota 8 da babá. A.G.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Coleção Outono/Inverno

Simplesmente adoro essa epoca do ano! Frio, dias mais curtos, clima de aconchego. Acordo mto mais disposta, amo escolher as roupas, me sinto mto mais bonita e elegante. Descobri que eu odeio calor e verao. Ate pq aqui, no RJ, isso significa excesso de turistas na cidade, lojas e restaurantes lotados, gente tocando pagode/samba ate altas horas em frente a minha casa, carnaval se aproximando e o principal, ODEIO SUAR.

Qdo o mes de março chega, nao traz somente as aguas, mas tb as cores. Nessa epoca do ano o ceu fica mais azul e a natureza mais verde. O sol traz uma luminosidade incrivel, nao é a toa que os fotografos se divertem. O clima pede aquele vinho e o meu organismo implora por comidinhas gostosas. É uma delicia reunir os amigos em casa, sem aquela preocupação de que o ar condicionado nao sera suficiente para todos.

Gosto do clima, das comidas, dos dias e das noites, do quentinho do edredom, do queijo e vinho com os amigos, das roupas de lã feitas pela minha mae, daquele filme antigo no dvd. Março a Setembro é a minha epoca perfeita. Definitivamente nao sou uma mulher primavera/verao. A.G.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Tragedias, imprensa e afins...

Em meio ao caos de falta de informação e noticias desencontradas que os familiares e amigos dos ocupantes do voo da Air France 447 tem que enfrentar, ainda ha aquele grupo de pseudo-jornalistas querendo ver sangue a qq custo. Nao estamos lidando com "apenas" mais um acidente aereo, mas sim encarando o proprio pesadelo qdo se pensa nesse assunto: sumiço do radar em cima de um oceano e à noite!. Ou seja, ingredientes mais do que suficientes para a midia deitar e rolar.

Lembro do acidente da Gol em 2006, qdo um jornalista da bandeirantes afirmava, atraves de "fontes seguras", de que haviam sobreviventes e de que os mesmos ja estavam para ser resgatados. Hellooo....o aviao caiu no meio da selva e menos de 24 horas depois o cara confia em passar adiante uma informacao dessa? Lembro que o aviao caiu numa sexta a noite e que as equipes de resgate so conseguiram visualizar os destroços na segunda...e, mesmo assim, ainda foi necessaria toda uma operação especifica para abrir claroes em meio as arvores, a fim de que eles pudessem pousar.

Hoje cedo a Ana Maria Braga, expert em erros grotescos (essa semana um jornalista correspondente no oriente medio foi divulgar um livro sobre aquela regiao e ela perguntou se ele assista a novela caminho das indias...perceberam?? Oriente Medio = India). Bom, ela resolveu chamar uns especialistas para falar do assunto e so saia informação absurda. Pq? vamos la:

a) nao se tem qq conclusao sobre a queda do aviao
b) ela nao fez o dever de casa e procurou dar uma lida nas noticias para nao falar merda ao vivo
c) qq coisa que se diga agora é pura especulação

Bom, se eu fiquei revoltada, imagina entao os familiares e amigos que ainda devem ter alguma esperança, mesmo que remotamente. Ter que ligar a TV ou mesmo ler um jornal e se deparar com milhares de adivinhações e noticias completamente irresponsaveis deve ser uma outra forma de tortura.

Nao cheguei a concluir minha faculdade de Jornalismo, pq acabei mudando de area e me formando em comercio exterior. No entanto, trabalhei mais de tres anos em um site de noticias de economia e me lembro mto bem o significado das palavras: ética e responsabilidade jornalistica. Em momentos como esse, onde o que se tem de concreto é mto pouco, cabe a todos os envolvidos reflexao e respeito com as pessoas envolvidas. Nao se deve querer ainda mais tragedia de onde ja ha dor e sofrimento suficientes. A.G.