terça-feira, 19 de maio de 2009

Agatha Christie

Comecei a gostar de ler mto nova...devia ter uns 10 anos qdo me apresentaram à serie Vagalume. Logo depois vieram os classicos da literatura brasileira que eu lia absolutamente por obrigação escolar. Minha professora de portugues, mto sabiamente, viu que apesar de eu ler direitinho, nao mostrava qualquer entusiasmo. Foi entao que num lampejo de sabedoria me indicou os livros da Agatha Christie. O primeiro a ser lido, disse-me ela, era O caso dos dez Negrinhos. Classico dos classicos. Comecei a ler e nao parei ate chegar à ultima pagina e entao descobrir quem era o responsavel por todos aqueles crimes.

Desde entao, ja devo ter lido mais de 60 livros dela. Nao sei exatamente o total, mas dizem ser mais de 80. É claro que nao é facil, pq por serem mto antigos, alguns ja estao fora de catalogo. Na minha casa devo ter uns 25, adquiridos via internet e especialmente em sebos. Alguns eu ja li mais de tres vezes. Esses dias procurando por um livro especifico, achei um site que disponibiliza os arquivos, bastando fazer o download. Baixei 15 e comecei a devorar imediatamente. Uma delicia!!

Eis que hoje descubro que nem todos os arquivos sao em portugues daqui, mas sim no de Portugal. É um tal de rapariga pra ca, ora pois para la. Nao tem como levar a historia a serio. Fica parecendo parodia. Como sou "sortuda", a maioria dos livros no idioma de Camoes sao justamente aqueles que eu ainda nao li. Dessa forma, ler o livro se tornou tambem um exercicio mental (para nao rir) e de interpretação da lingua.

De qq forma, é sempre mto legal ter um livro dela me esperando. Me envolvo na descrição dos lugares, nos habitos. Ate os 16 anos eu sonhava em morar na Inglaterra unica e exclusivamente por causa dos livros dela. Amo o detetive Hercule Poirot e ate hoje nao li o livro "Cai o Pano", pq é justamente neste que ele morre. Prefiro adiar tal acontecimento, uma vez que para mim ele vive ainda mto bem. Fica a dica para quem nao conhece a autora, começar com o Caso dos Dez Negrinhos, depois Os Elefantes nao Esquecem e Cem Gramas de Centeio. É claro que ainda tem o classico Assassinato no Expresso do Oriente, que por sinal fez mto sucesso no cinema. Boa leitura! A.G.

2 comentários:

Giose disse...

annnnnn
vc poderia ter me falado e eu procurava algo pra vc aqui....
eu tb acho ela demais. vou roubar uns livros seus.
bjs

disse...

me gusta mucho. Mas agora eu to lendo um livro de contos do Woody Allen.
E depois eu tenho um da mina que escreveu O Diabo Veste Prada.