quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Por que ter um blog?

Me fiz e ainda me faço essa pergunta sempre: por que ter um blog? Para quem eu escrevo, quem perde tempo lendo? Nao falo sobre novela e nem BBB, nao entendo de politica, nao sei as ultimas noticias do Obama. O que é escrever, entao? Exercicio, meus caros. Faço isso desde que aprendi a ler...escrevo toda hora, sobre tudo, sobre todos. É uma maneira de exercitar o cerebro e exorcizar os demonios internos, que vez ou outra resolvem aparecer. Nao importa quem esteja do outro lado, mas sim as linhas escritas e o bem que elas fazem ao seu autor.

Diariamente leio varios blogs e sites. Quase sempre sao de jornais e tem a ver com esporte e cultura. Recentemente descobri o blog sobre politica do John Cusack e achei bem legal. Tambem gosto de ler sobre tenis, moda, cinema. Saber as last news do lado de cima do globo e o que se tem falado/comentado na internet. Mesmo que eu nao me aprofunde no assunto, tenho a necessidade de ao menos saber do que se trata. Zapeio os canais, descubro novos sites, leio autores novos. Me da um certo conforto ficar inside the news. Passo sempre pela CNN e fico la lendo o rodape, pq acho que eles sempre noticiam o que esta acontecendo de mais importante.

Lembro que ganhei uma assinatura da Folha de S.Paulo com dez anos. Abria o jornal antes mesmo de sair para escola, enquanto tomava o cafe. Ficava esperando ansiosamente o moço jogar na minha garagem e, caso atrasasse, ja ligava pra saber o que tinha acontecido. Muitas vezes no caminho da escola eu "pegava emprestado" o jornal das casas e ficava lendo durante as aulas. Nao à toa eu escrevia as redações da turma toda.

De repente, o fato de ter um blog na internet veio a calhar, funcionando com uma boa valvula de escape. Como nao sou nenhum sucesso virtual, ainda nao tenho leitores me cobrando atualizações diarias, de modo que nao tenho obrigação nenhuma com meu blog, escrevo qdo quero e tenho vontade. Meu principal leitor sou eu mesmo. Falo das minhas impressoes diarias, das coisas que vejo e sinto, do que nao vejo e sinto e assim por diante. Também costumo homenagear os amigos queridos e dedicar alguns textos.

Dessa forma, descobri que ter um espaço virtual, onde se pode escrever sobre qualquer coisa, é uma otima ferramenta para extraviar as frustrações e alegrias diarias. Nao custa absolutamente nada e, em epoca de crise economica, funciona que é uma beleza. A.G.

Nenhum comentário: