sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson is dead.

Qdo chego em casa, sempre coloco na CNN ou na Globo News para saber das ultimas noticias. Ontem o destaque era que Michael Jackson estava internado em estado grave. Ate ai nada demais, todo mundo sabe que a saude dele estava delibilitada ha anos. Mudei de canal, fui tomar banho, qdo voltei vi que ao zapear os canais so se falava nisso. Qdo a CNN coloca breaking news na tela, é pq algo de importante aconteceu. Pronto, MJ estava morto!

Me acho bastante influenciavel por noticias tristes...choro, fico emocionada, coloco no google pra saber mais coisas, etc. Mas dessa vez fiquei meio que passiva total. Ok, ele morreu. Ok, era o rei do pop e as musicas mto legais. Mas tipo, para mim ele ja tinha morrido ha uns 20 anos, la pelos idos de 1989, qdo ainda tinha alguma coisa a ver com MJ de verdade. Nao consigo separar o idolo do pop da decada de 80. Para mim ele representou aqueles anos, foi soberano, o maior de todos os artistas.

Ocorre que em 1989 eu so tinha 10 anos, entao as minhas referencias nao sao la grandes coisas. Lembro de ser fa da Xuxa e futura tesoureira do fa-clube dos New Kids on the Blocks. Do MJ guardo algumas cenas, como o clip de black or white, que estreou no fantastico e eu gravei em video. Uma vizinha X me pediu emprestado depois e eu nao sei se o video voltou la pra casa. Na verdade, qdo ouço MJ me vem à mente nao os videoclips ou escandalos. Mas sim aquela cena do filme De repente 30, onde eles fazem a coreografia de Thriller. Achei o maximo!

Li em um artigo que o MJ parecia um papel de fax, que ia se apagando com o tempo. Achei a comparação perfeita! Era como se na medida em que ele ficava mais branco, mais estranho, seu corpo e alma estivessem partindo em busca de algum outro lugar. Porque definitivamente pessoas como ele, Elvis, John Lennon, nao pertencem ao nosso mundo. Sao pessoas too much specials, que com o passar do tempo vao se tornando habitantes de outro lugar, acima das pessoas comuns.

Precisam nao so lidar com a fama, mas também com as dificuldades, a dor e a delicia de serem o que sao. Sao representantes da idolatria de milhares de pessoas; são tratados como seres especiais. A idolatria, a cobrança, a pressao. Se para nós, simples mortais, viver as vezes é bem dificil, fico imaginando o que se passa na cabeça dessas pessoas. Certa vez MJ declarou que como nao podia frequentar parques de diversao como uma pessoa normal, entao construiu seu proprio lugar, Neverland.

Quem podera dizer as reais condições em que ele se encontrava?? Saude debilitada, ansiedade pelos novos shows, afundado em dividas e tido como freak. Hoje cedo eu fiquei com pena dele ao ver imagens ainda da epoca dos Jackson 5. Que carisma, que voz, que presença no palco! Ai sim eu derramei umas lagrimas (a musica ajudou). Fiquei triste nao pelo MJ atual, mas sim por aquele menino de sorriso facil e voz maravilhosa. Rest in peace. A.G.

2 comentários:

disse...

eu n vi nada antigo dele...mas aquela música "You are not Alone" é bem triste!

Camila Abranches disse...

pois é
as pistas ficarão mais tristes sem MJ