segunda-feira, 22 de junho de 2009

Solteiros: ônus e bônus

Saio o suficiente com amigos casais que posso ate falar sobre o tema. Sao varios e de diferentes tipos. Gays, casais mais velhos, jovens casais, gente que casou na igreja, gente que juntou os lençois. Na verdade, sempre fui considerada uma otima amiga para sair com casais, a ponto da Marilia viajar para os EUA e deixar o namorado/marido para que eu tomasse conta. Sempre fui, portanto, amiga de confiança ( o que eu prezo ate hoje ).

Como sou e estou solteira ha seculos, programas a tres, ou entao em numeros pares (comigo sendo o numero impar) sao absolutamente normais e rotineiros. Nao ligo de ir, ate pq thks God, tenho otimos casais na minha vida. Esses dias mesmo eu estava pensando sobre o tema e relacionando o que mais admirava em cada um desses casais. Uns é o companheirismo, outros a liberdade individual de cada um. Em outros o carinho e o cuidado. Certo é dizer que cada um deles possui ao menos um elemento que eu gostaria (se pudesse) de inserir na minha vida, assim que encontrasse a metade da minha laranja.

Apesar do clime friozinho me lembrar ainda mais do lado vazio da minha cama, continuo achando que nao estou no limite do desespero. Explico: adoraria ter alguem, casar na igreja, viver um amor pleno e saudavel. Ocorre que nao tenho isso no momento. Nao acho pratico sair pela "night", de balada em balada, topando com homens nada a ver e "gatinhas" de 18 anos como concorrencia. Infelizmente em razao talvez da cidade ser naturalmente maravilhosa, nao temos uma vida noturna que me anime a sair todas as noites. Sao quase que os mesmos lugares, com o mesmo perfil de pessoas.

Nao ha opçoes como em SP, por exemplo, para todas as faixas etarias, gostos, caracteristicas, etc etc. Entao acaba sendo normal sair com os amigos para programas menos baladeiros, tipo jantares, barzinho, cinema. Dai que observando algumas coisas, vi que as vezes ser solteiro tb é mto legal. Nao ter que dar satisfação, alterar os planos qdo se quer, sair com quem se quer, acordar num domingao e resolver ficar de bobeira na cama.

Sei la, sao tantas situações te jogando na cara que ficar sozinha é uma merda, te achando com cara de coitada, infeliz, que alguns dias é bom saber reconhecer o valor de ficar só, porem bem. Estar sozinha nao significa necessariamente estar solitaria. Acho de bom tom nao ficar enchendo os ouvidos alheios com historias mal resolvidas e o qto ser mulher hoje em dia ta dificil. Acho que o mundo atualmente, da mesma forma que dá mta coisa, tb cobra na mesma proporção. É uma liberdade maravilhosa, mas ao mesmo tempo encontrar uma pessoa bacana ficou mais complicado.

Ok, ha mtas mulheres sozinhas. Mas tb ha muitos homens legais sozinhos. Encontros de amor nao sao faceis de acontecer. Vejo para a minha vida uma esperança continua em achar alguem, mas ao mesmo tempo me mantenho focada em outras coisas, que tambem sao importantes: manter meus amigos por perto, cuidar da familia, avançar profissionalmente, cuidar da mente e do corpo. Me olhar no espelho e ficar satisfeita. Ter prazer nas coisas simples da vida. Exemplo: chegar em casa numa sexta-feira, cansada e cheirando à centro da cidade e onibus coletivo. Tomar aquele banho demorado com direito a todos os cremes do mundo. Pedir uma pizza extravaganza da Dominos. Vestir aquele pijama com cheirinho de limpo. Deitar na cama com os lençois recentemente trocados. Ver aquele programa legal na TV (E! true hollywood), tomando um copao de coca cola NORMAL. Se estiver chovendo la fora, melhor ainda.

É obvio que eu adoraria ter ao meu lado um cara legal, para poder dividir todos os prazeres citados acima. Ocorre que se eu nao tenho, porque nao fazer as mesmas coisas e curtir? Achar gostoso? Eu acho muitissimo prazeroso. Adora a minha casa, sei o qto me custou te-la montadinha, decorada do meu jeito. O qto me custa morar num bairro legal. Por isso valorizo a cada dia todas essas pequenas coisas, como se representassem uma por uma as vitorias que tive na vida. Ser solteiro, portanto, tem seu onus e o bonus. Cabe a cada um decidir qual a porcentagem que isso representa na vida. A.G.

Nenhum comentário: