terça-feira, 2 de junho de 2009

Tragedias, imprensa e afins...

Em meio ao caos de falta de informação e noticias desencontradas que os familiares e amigos dos ocupantes do voo da Air France 447 tem que enfrentar, ainda ha aquele grupo de pseudo-jornalistas querendo ver sangue a qq custo. Nao estamos lidando com "apenas" mais um acidente aereo, mas sim encarando o proprio pesadelo qdo se pensa nesse assunto: sumiço do radar em cima de um oceano e à noite!. Ou seja, ingredientes mais do que suficientes para a midia deitar e rolar.

Lembro do acidente da Gol em 2006, qdo um jornalista da bandeirantes afirmava, atraves de "fontes seguras", de que haviam sobreviventes e de que os mesmos ja estavam para ser resgatados. Hellooo....o aviao caiu no meio da selva e menos de 24 horas depois o cara confia em passar adiante uma informacao dessa? Lembro que o aviao caiu numa sexta a noite e que as equipes de resgate so conseguiram visualizar os destroços na segunda...e, mesmo assim, ainda foi necessaria toda uma operação especifica para abrir claroes em meio as arvores, a fim de que eles pudessem pousar.

Hoje cedo a Ana Maria Braga, expert em erros grotescos (essa semana um jornalista correspondente no oriente medio foi divulgar um livro sobre aquela regiao e ela perguntou se ele assista a novela caminho das indias...perceberam?? Oriente Medio = India). Bom, ela resolveu chamar uns especialistas para falar do assunto e so saia informação absurda. Pq? vamos la:

a) nao se tem qq conclusao sobre a queda do aviao
b) ela nao fez o dever de casa e procurou dar uma lida nas noticias para nao falar merda ao vivo
c) qq coisa que se diga agora é pura especulação

Bom, se eu fiquei revoltada, imagina entao os familiares e amigos que ainda devem ter alguma esperança, mesmo que remotamente. Ter que ligar a TV ou mesmo ler um jornal e se deparar com milhares de adivinhações e noticias completamente irresponsaveis deve ser uma outra forma de tortura.

Nao cheguei a concluir minha faculdade de Jornalismo, pq acabei mudando de area e me formando em comercio exterior. No entanto, trabalhei mais de tres anos em um site de noticias de economia e me lembro mto bem o significado das palavras: ética e responsabilidade jornalistica. Em momentos como esse, onde o que se tem de concreto é mto pouco, cabe a todos os envolvidos reflexao e respeito com as pessoas envolvidas. Nao se deve querer ainda mais tragedia de onde ja ha dor e sofrimento suficientes. A.G.

2 comentários:

disse...

é um horror mesmo...hj no elevador umas americanas estavam comentando o acidente e querendo culpar a falta de tecnologia do "terceiro mundo".

Camila Abranches disse...

ana
orgulho jornalístico
obrigada