quarta-feira, 17 de junho de 2009

Policias Pacificadoras

Ontem vi no jornal local aqui do RJ que o governo esta implantando uma tal de Policia Pacificadora. Significa o seguinte: a policia ocupa de forma pacifica as favelas, expulsando os traficantes e fixando-se la de forma definitiva (geralmente 100 policiais) a fim de garantir a segurança dos morados e impedir a volta do trafico. Alem da segurança, as favelas estao ganhando postos de atendimento, melhoria nos serviços e ate mesmo a instação de internet rapida gratuita.

Ai eu fico me questionando: as favelas sao ocupações irregulares, onde serviços basicos como agua e luz e menos essencias, como internet banda larga e tv a cabo, sao adquiridos de forma irregular, assim como o terreno onde ficam as casas. Agora o governo alem de legitimar uma situação que inicialmente começou errada (a ocupação irregular e desenfreada dos morros), oferecera uma segurança praticamente particular e serviços os quais a maioria das pessoas pagadora de seus impostos, precisa contratar e pagar caro por isso.

Eu pago uma fortuna para morar onde moro (alem do aluguel, um IPTU carissimo), pago uma fortuna para ter internet banda larga, outra fortuna para ter TV a cabo, entre outras questoes. Nao me sinto segura para ir e vir da minha casa em determinados horarios e raramente vejo policiais perto da minha rua zelando pelo meu bem estar. Nao me conformo em ver que a cada dia que passa as favelas aumentam, destruindo o que sobrou de natureza e contribuindo imensamente para a piora da qualidade de vida nas cidades, uma vez que qto mais a população aumenta, principalmente sem condições de vida, pior fica a questao do desperdicio, excesso de lixo, esgoto, etc etc.

Vendo toda essa questao eu mesma fiquei com vontade de morar por exemplo no morro da babilonia, ou entao no Santa Marta. Otima vista, excelente localização, perto do ar verde da floresta da tijuca, embaixo do Cristo Redentor. Alguma coisa esta errada!! Nao sou contra a policia pacificadora, principalmente no que se refere à expulsao dos traficantes. Ocorre que eu acho estar havendo uma distorção das coisas. O que a gente, simples mortal, "playboy do asfalto", faremos para tb ter acesso a todos esses beneficios?

Eu tb quero uma policia em numero suficiente e presente no meu bairro; tb quero ter acesso a uma internet banda larga sem precisar gastar $ 100 por mes, tb quero morar pagando pouco (ou quase nada), alem de me livrar da burocracia dos impostos.

Qto mais o governo legitima açoes como essa, mais crescera o numero de moradores de favelas. A coisa toda nao pode ser vista sob um angulo raso, de politica social apenas. Ha de se levar em conta que os direitos sao iguais e que todos merecemos a mesma atenção. Nao é pq a gente mora na zona sul, tida como elitista, que tb nao sofremos com violencia, carencia de serviços, ausencia do poder publico. O mesmo eu digo para moradores de outros bairros, como a Tijuca por exemplo, tao judiada com a violencia, numero de morros, etc.

Minha irma costuma dizer que nesse país é preciso ser mto rico, ou entao mto pobre. Ai sim vc ganha bolsa familia, bolsa escola, uma serie de ONGs que oferecem cursos, alem de poder ocupar espaços sem precisar pagar por isso. Ao mesmo tempo em que vive-se à margem da sociedade, como diriam os defensores dos direitos humanos, tambem vive-se à margem daquelas obrigações tao chatas, mas que nós todos conhecemos muito bem: mesmo com tantos impostos, ainda precisamos pagar por educação, por segurança, por saude, por absolutamente tudo. E na contramao, nao ganhamos nenhuma policia pacificadora, ou entao serviços gratuitos, ou bolsa de alguma coisa.

Posso parecer radical, mas nao sou das que olha para uma favela e veem o lado poetico da coisa. Concordo que todos temos que viver de forma decente e com direitos basicos garantidos. Mas nao é dessa forma que se alcança a melhoria. Lembrando tb que os traficantes expulsos das favelas, migram para outras comunidades levando o caos e violencia. Nao à toa vemos todos os dias guerras entre facçoes. Portanto, considero que a tal policia pacificadora nada mais é do que uma maquiagem do governo, para gringo ver. A.G.

Um comentário:

disse...

ai ana, adoro ser sua amiga!