sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Maternidade

Hoje li no site do Terra que sera lançado no Brasil um livro questionando e dando um milhao de razoes do pq nao ter um filho. Alem dos obvios "gastos, tempo, dedicação", o que me chamou a atenção foi que a autora (mae de dois filhos adolescentes) afirma que mtas mulheres ainda sao maes mto mais pressionadas pela sociedade (familia), do que propriamente por vontade. Sendo assim, acabam tornando-se infelizes e descontando toda essa infelicidade nos filhos.

Ai fiquei pensando se eu teria um filho. Hoje em dia nao. A principal razao é de nao ter encontrado o pai; a segunda é que me vejo querendo fazer um monte de coisas que nao daria certo caso tivesse um baby. Ja ouvi de amigas minhas solteiras que teriam um filho pq tem medo de sentir sozinhas no futuro. Ou entao, pq a ordem natural da vida é essa mesmo. Namorar, casar e ter filhos. Em minha familia a quarta geração ainda nao existe (enquanto que a primeira de avos ja se foi toda). Meu primo mais velho tem 38, esta casado ha 7 anos, mas ainda nao teve filho. Meu primo de 36 vai se casar agora. Eu tenho 29 e nem preciso dizer nada; meu irmao de quase 27 se casa em dezembro, mas pelo que minha mae andou apurando, nao tem intenção de ter filhos tao cedo. Ai sobra minha irma de 24. Solteira, recem formada e investindo na carreira. Tenho 3 primos por parte de pai, dos quais dois ja tiveram filhos. Porem, como nao tenho qq contato com eles, e provavelmente nem os reconheceria na rua, acabo nao contando.

Posto desta forma, fica meio que evidente que procriar nao é o forte da nossa familia. Talvez pq ela seja pequena. Talvez pq os cinco primos tenham resolvido antes de qq coisa estudar, se formar, se realizar profissionalmente, construir bases solidas, cada um por si mesmo. Como nao nascemos em berço de ouro, cada um teve que correr atras e isso conta pontos na hora de organizar as prioridades da vida. Meu irmao, por exemplo, antes de casar de fato, ja comprou ape, ja decorou, ja pagou a viagem de lua de mel. Agora ele deve querer curtir o casamento, acabar os estudos (ta fazendo pós), procurar um emprego melhor, etc etc. Mesma coisa com a noiva dele.

De minha parte ainda falta bastante coisa que tenho vontade de fazer e que, obviamente, nao caberia um filho. É claro que se encontrasse um cara mto legal, com tanta ou mais vontade do que eu, provavelmente deixaria algumas vontades em segundo plano e teria um filho. Porque por mais que eu ainda tenha coisa pra fazer, eu tb ja me sinto realizada em varios aspectos. Moro sozinha ha quase 10 anos, pago minhas contas, tenho um trabalho bom, ja enfiei o pe na jaca durante um bom tempo. A questao central, portanto, é encontrar a pessoa certa pra dividir tudo isso, uma vez que atualmente nao passa pela minha cabeça ter produção independente.

Tenho duas grandes amigas que estao gravidas e que terao os filhos quase na mesma epoca. Olho para ambas e vejo como elas estao preparadas e certas do qto querem ser mães. Acho que, caso tivesse escolha, faria mais ou menos como elas. Ambas encontraram caras mto legais e que participam 100%, tornando a coisa toda mais tranquila pra elas

Mesmo depois de tudo isso, confesso que varias vezes ja me peguei sonhando com meus filhos, olhando os bebes na rua, me imaginando barriguda, as roupas que usaria, como seria o parto. Ja tenho ate os nomes escolhidos. É engraçado que, mesmo qdo a gente nao tem certeza de algo, certas coisas acabam saindo tao naturalmente. Deve ser isso com a mulher e a maternidade. A.G.

Um comentário:

disse...

Pois é...há menos de 3 anos eu sáía do trabalho pensando "huuum, o que que eu vou misturar na vodka hj?". Aí, até ano passado era: "O que farei de janta hoje?"
Agora é: "Que cor vou pintar o quarto da Naomi?"

Tipo minha vida muda tanto em tão pouco tempo que eu já desisti de planejar o futuro!