quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Novelas...

Nao tem um so dia que, navegando na internet entre sites de jornais e variaveis, nao tenha uma noticia sobre a decadencia das novelas. Parece que a atual safra dos horarios das 6, 7 e 8 sao os indices mais baixos em anos. A Rede Globo tenta achar respostas e a mais obvia que encontra é a queda dos televisores ligados, com os telespectadores de modo geral procurando outras coisas para fazer. Sei nao...ainda acho que o brasileiro é um dos que mais veem TV no mundo. É uma dependencia que escapa dos indices do IBGE e da divisao de classes. Se as classes C e D veem Globo, SBT, Record e etc, as classes A e B veem TV paga...de qq forma, nao deixa de ser televisao.

Fiquei pensando se as novelas ja nao chegaram naquele momento de desgaste, de total esgotamento. E parece que qto mais se perde audiencia, mas se investe em estorias surreais, chatas, com atores idem, fazendo sempre o mesmo papel. Mas ai alguem lembra que as novelas brasileiras, dentro de seus limites artisticos, sao as mais bem feitas no mundo. Concordo. Tb acho que temos bons atores e otimos autores. Entao pq nao ta dando mais certo? Nao pode ser somente pq outras redes resolveram tb investir em dramaturgia (estamos considerando a Record, pq de resto nao ha termo de comparaçao).

De minha parte nao vejo novela ha anos. A minha favorita foi mulheres de areia, que cheguei a rever qdo passou na sessao da tarde. Nao ha comparaçao e ate hj ainda sei algumas falas do Tonho da Lua. Tb gosto de alguma coisa do Manoel Carlos e seus "personagens reais". De qq forma, quando a gente ve os seriados americanos, sejam eles sitcom ou entao series mais serias, voce percebe que ainda ha mta coisa boa para ser escrita e filmada. Pq Law and Order esta ha tempo no ar (acho que quase 20 temporadas) e, nao contente com a duraçao, ainda rendeu outras series tao boas qto??

O que dizer de CSI, CSI Miami e CSI New York? Cold Case, Sopranos, Sex and the City...posso ir ate mais longe e lembrar de como eu adorava Barrados no Baile. Entao voce se da conta de que ha criatividade em numero suficiente nos EUA que possibilitam novas series a cada ano. Umas nao sobrevivem a uma segunda temporada, a maioria consegue. Todas, a seu modo, tem sua parcela de fãs.

Por que sera que a Globo, poderosa e influente do jeito que é, nao consegue mudar o cenario, mexer com a audiencia, trazer coisas novas. Mesmo as ultimas experimentacoes que acabam virando seriado fixo nao vingaram. Eu pelo menos nao gostei de nada, especialmente da serie do Marcos Pasquim que passa de sexta-feira, ou entao de Casos e Acasos, que substituiu um programa que eu bem gostava (Linha Direta).

Aposto que nao tem um so dia que os diretores da Globo nao fiquem se questionando qual o melhor caminho a seguir; que nao gastem fortunas com pesquisas de opiniao para tentar entender a cabeça do telespectador brasileiro. Acho pequeno dizer que brasileiro nao gosta de coisa boa. De repente o buraco é mais embaixo mesmo e a formula novela + atriz namoradinha do Brasil + gala da hora, perdeu o efeito. Who knows? A.G.

Nenhum comentário: