terça-feira, 11 de novembro de 2008

Passaporte para a felicidade...

Se nao me engano tem um filme com esse nome...bom, hoje fui dar entrada na renovação do meu passaporte (vencido ha quase 1 ano). Embora o site da policia federal tenha todas as informacoes mais ou menos acessiveis e amigos meus tenham dito que a coisa hoje em dia esta bem mais facil, ainda assim nao consegui deixar de lado todo o meu temor de que seria um dia longo e cansativo. Depois de entrar no site, preencher um formulario e pagar R$ 157 no banco, vc deve agendar o dia e hora disponivel que melhor lhe atenda, em diversos pontos espalhados pela cidade. Escolhi hj, as 16:30hs, no shopping Leblon.

A sala da PF fica tao escondida que à primeira vista voce pensa "cara, isso nao vai dar certo". Qdo finalmente entrei na sala, tinham umas 40 pessoas, porem todas sentadas pq haviam assentos em numero suficiente. Precisei esperar somente meia hora e fui chamada as 17hs. A atendente era, pasmem, simpatica e prestativa. Como nao sou brasileira nessa aspecto, alem de chegar no horario agendado, eu tb levei toda a documentaçao completa (o que mta gente nao fez e precisou reagendar para uma data bem distante).

Como eu nao sabia com 100% de certeza se eles tiravam a foto na hora, acabei levando duas (que eu odiei) e achei fabuloso que a dona atendente tirava a foto na hora e te mostrava para vc aprovar. Perguntei se podia sair sorrindo, ela disse que sim e eu abri o maior sorrisao...hehe. depois de tudo finalizado, digitais extraidas de todos os meus dez dedinhos, fui liberada com a promessa de que meu new passport estara pronto no proximo dia 19/11 a partir das 10hs.

Pensando que ate pouco tempo atras as pessoas ficavam horas nas filas, tinham que chegar de madrugada ou pagar um guardador de vaga e o passaporte demorava seculos para ficar pronto, devo admitir que estamos no paraiso! No lugar de ficar esperando na sede da PF em plena praca Maua (lugar feio e sujo), agora vc fica sentado, com ar condicionado e no shopping Leblon, o que sempre ajuda.

Proxima etapa é a mais dificil e cansativa: tentar tirar o visto americano. Acho que toda essa facilidade do passaporte é para compensar o estresse que esta a caminho. Um amigo tentou tirar para estudar em NY e nao conseguiu. O amigo de 16 anos de uma conhecida queria ir pra Disney, mas nao deixaram. Quero so ver...tentarei ir sem expectativa e o que vier sera lucro. Antes que perguntem se estou pensando em viajar agora, a resposta é nao. So acho que é sempre melhor se precaver e deixar tudo organizado...afinal, we never know. A.G.

Nenhum comentário: