terça-feira, 4 de novembro de 2008

YES, WE CAN CHANGE!

Nao tem como nao falar das eleiçoes americanas. Empolga tanto que da vontade de morar la so para acompanhar de perto. Obviamente que se pudesse meu voto seria do Obama. Impressiona o carisma que ele tem, a tranquilidade e serenidade que ele transmite. Nao tenho a menor ideia se ele sera um bom presidente, se tera condiçoes de levantar a economia. Na verdade, ninguem sabe se ao menos ele conseguira chegar ate o final do mandato, uma vez que alguns americanos adoram assassinar seus presidentes carismaticos.

O que me empolga, na verdade, é o extase contagiante que se espalhou pelo país, em um numero recorde de eleitores em toda a historia dos EUA. Como se sabe, o voto la nao é obrigatorio, o dia da eleiçao nao é feriado nacional, e o modos operandi do negocio é beeem mais lento que o nosso (filas interminaveis e demora). Desde antes do dia amanher o recorde de comparecimento ja era notado, com as pessoas mostrando suas fisionomias de orgulho democratico e dever cumprido.

Os EUA sao um pais engraçado. A maioria dos outros paises costuma dizer que o povo americano é fechado em si mesmo, caipira, desinformado, arrogante. Nao acho nada disso, ate pq sao caracteristicas independentes ao lugar onde vc nasceu. Admiro os americanos por uma serie de razoes: sao patriotas, sao unidos, sao fortes, possuem a maior democracia do mundo, uma constituiçao secular e, contra tudo aquilo que dizem, deixam o preconceito de lado e elegem como seus representantes politicos atores, ex-atores, negros, mulheres e, ate mesmo, uma anta de botas (Bush).

Um país com tantos imigrantes, tanta gente vinda do mundo inteiro, nao pode ser explicado de maneira simplista. É um gigante com todas as coisas boas e ruins de qq outro pais com as mesmas caracteristicas. Qtas e qtas pessoas nao deixaram seus paises e foram tentar uma vida melhor nos EUA? É claro que para muitas o american dream nao funcionou, mas tenho certeza de que em termos proporcionais, teriamos mto mais sucessos do que fracassos.

Arrogantes ou nao; ignorantes ou nao; caipiras ou nao. Eles estao ai dizendo ao mundo como ainda tem força em conjunto. Sejam eleitores de um ou de outro, estao todos concentrando as esperanças de que as coisas melhorem com o proximo presidente. É aquela velha ideia de vida nova, tempos novos e melhores...eu torço demais por eles, para que votem certo e que tudo ocorra da melhor forma possivel. Estando os EUA bem, estaremos todos. Pq gostando ou nao, o mundo depende desse país. A.G.

Nenhum comentário: