segunda-feira, 6 de julho de 2009

Crowded World

Alguem ja teve a sensação do mundo estar ficando cada dia menor? Dos espaços estarem mais reduzidos e de o numero de pessoas multiplicar-se a cada ano? eu tenho essa sensação sempre qdo vejo aumentar o numero de empregos informais: mototaxi, vans clandestinas, camelôs, gente vendendo de tudo dentro dos onibus. Me da uma sensação de aperto, de falta de espaço, de limites. Semana passada, por exemplo, tive um dia estressante no trabalho e sai super atrasada para a hidro. Enquanto esperava o onibus no ponto da presidente vargas, fui abordada por quatro pessoas diferentes, seja pedindo $ vivo, seja pedindo para comprar alguma coisa. Sempre a mesma ladainha, o mesmo texto.

Qdo finalmente entrei no onibus lotado e consegui me sentar, tinham simplesmente tres pessoas "oferecendo serviços" dentro do onibus: um vendia kit de costura, o outro balas e o outro pedia contribuições para um projeto social de um pastor contra a dependencia quimica. Dessa forma, em tao pouco espaço e com muita gente, eles gritavam, falavam alto, num idioma que eu nao entendia direito (eles querem falar um portugues correto mas nao rola). Cara, meu estresse so foi aumentando e eu quase sai gritando pra todo mundo tomar naquele lugar. Qdo estou no onibus, gosto de ficar quietinha na minha, observando as pessoas na rua. De preferencia sem niguem ficar gritando no meu ouvido.

Isso qdo a gente tenta caminhar nas calçadas e nao consegue, pq ha de tudo um pouco, uma verdadeira feira a ceu aberto. Posso ser radical no pensamento, mas continuo achando que ao se legitimar certas coisas, voce so incentiva um numero maior ainda de pessoas a fazerem aquilo. Nota-se que o Rio, assim como outras grandes metropoles, sofreu e sofre com a vinda de milhares de pessoas em busca de uma vida melhor, principalmente oriundas do nordeste. Para cada uma que vem, aumentam as favelas, a quantidade de lixo produzido e os sub empregos.

Sera que se o governo exercesse um controle maior, a coisa nao estaria melhor? Ou pelo menos, nao teria aumentado tanto? qq um que vem acha que tem o direito de colocar uma barraquinha na esquina e sair vendendo comida, produto falsificado, etc. Nao é bem assim! é preciso ter um pouco de ordem e limite. So na minha rua, onde eu pago IPTU altissimo, alem das familias pedindo $, tb tem camelô na esquina e gente vendendo tapioca e cahorro quente. Pela manha, as ruas estao lotadas de lixo e cheirando mal.

Concordo que as pessoas precisam trabalhar e tem familia para sustentar. Mas tambem acho que é preciso respeitar as cidades e a sua população. Imagina uma casa, que é limitada por paredes, nao da pra ficar entrando gente toda hora. Em algum momento ela tomba! Enfim, me irrita ter que negar $, pq a gente fica se sentindo uma escrota, mesmo sabendo que aquela pessoa vai encher a cara na esquina. Me irrita ter quer desviar de tanto camelô nas calçadas, me irrita andar na rua de casa e nao aguentar o cheiro de lixo e urina.

Uma pena que poucas pessoas pensem assim, pq o numero de tudo aquilo que é informal so faz crescer, deixando as grandes cidades a sua propria sorte. Uma pena. A.G.

2 comentários:

disse...

se vc morasse aqui seria republicana conservadora expulsando imigrante hahaha

disse...

posso saber pq os meus blogs e flog nao estao nos seus favoritos???? chateei.